AMÉRICA DO SULCHILERoteiros e IdéiasSantiago

Como fazer a Visita Guiada ao Palácio La Moneda

O La Moneda é a sede presidencial da república do Chile. É onde fica o escritório presidencial, e de onde são feitas as proclamações do governo, assim como todas as reuniões oficiais. Foi projetado originalmente para abrigar a Casa da Moeda, quando o Chile ainda era uma colônia espanhola, e hoje é uma das únicas construções da época colonial que ainda permanecem em uso.

Frente do palácio

A visita guiada precisa ser marcada com antecedência de uma semana, no mínimo, e depende da disponibilidade.  É simples agendar a visita, é somente acessar o site do Governo Chileno e preencher o formulário de inscrição, que pode ser preenchido em português. Não é cobrado nenhum valor de ingresso.

Na hora do preenchimento é necessário escolher entre o inglês e o espanhol para o tour guiado. Se você não é fluente em nenhum dos idiomas o tour em espanhol é a melhor opção. Os guias são atenciosos e falam pausadamente, principalmente se há muitos brasileiros no grupo. É possível cadastrar grupos de até 25 pessoas, se houver disponibilidade para o horário escolhido. Menores de idade devem estar acompanhados pelo responsável.

Site: http://visitasguiadas.presidencia.cl/

Pátio “Los Naranjos”, e escadas que levam para o escritório presidencial

A visita ao La Moneda acontece de segunda a sexta – feira, exceto feriados. Há quatro horários disponíveis: no período da manhã ás 09:30h e ás 11:00h, e na parte da tarde os horários são ás 15:00h e 16:30h.

Após preencher o requerimento você receberá um e-mail confirmando o agendamento e autorizando sua visita. Lembrando que o ideal é chegar com no mínimo 10 minutos de antecedência. É necessário ter em mãos o documento que foi utilizado para preencher o formulário, no caso o passaporte ou RG, confirmar seu agendamento na portaria, e ainda passar por uma inspeção e por detectores de metais. Pessoas que não estejam previamente agendadas não podem entrar de última hora.

Fonte no pátio “Los Naranjos”, e detalhe da decoração interna

É um passeio maravilhoso para conhecer um pouco mais sobre a história do Chile. A visita guiada percorre os pátios externos e os salões internos do palácio. O tour começa no pátio “Los Naranjos”, ou Pátio das Laranjeiras, onde o guia explica a história do local, e há as escadarias de acesso ao escritório presidencial.

Ao ingressarmos no palácio conhecemos os principais salões. O “Salón Pedro de Valdivia”, que é usado como sala de espera para convidados, e também para encontros oficiais com autoridades de estado. O “Salón Montt-Varas”, onde se realiza os comunicados oficiais do governo à imprensa. E o salão “Salón O`Higgins”, onde os convidados são recebidos para os banquetes promovidos pelo governo, e outros eventos.  O tour continua pelos pátios externos, o “Patio de los Cañones”, e o “Patio de Los Canelos”, e depois seguimos para a capela.  O tour completo tem duração de aproximadamente 1 hora.

“Salón Pedro de Valdivia”

“Salón Montt-Varas”

Pintura “Batalha de Maipú” do artista Johann Rugendas e coleção de moedas cunhadas durante o período colonial

“Salón O`Higgins”

“Patio de los Cañones” e a capela

Aproveite também para visitar o Centro Cultural La Moneda, que fica no subsolo do palácio. Há sempre exposições de arte e eventos culturais no loca.

Como chegar:

O La Moneda está localizado no centro de Santiago, próximo a Plaza de Armas.

Metrô: Estação La Moneda – Linha 1

 

Explore mais!

Share:

4 comments

  1. Cecilia Guimarães 27 novembro, 2017 at 19:46 Responder

    Essa construção é o coração do Chile, com certeza um dos prédios mais importantes de todos! Valeu pela dica de como visitar o interior.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *