Colunas

Uma Concepção de Sucesso

O verdadeiro significado de ter sucesso

Qual o seu ideal de sucesso?

Já parou para pensar nisso? Ou você simplesmente engole o que a sociedade, a mídia, e provavelmente até sua família define como uma vida de sucesso? Na sua cabeça ainda repousa aquela ideia de que sucesso é ter um emprego incrível, uma família perfeita, muito dinheiro para aposentadoria, e uma boa quantidade de bens materiais. De preferência uma casa bem grande em um ótimo bairro, o carro do ano, roupas da moda, e viagens luxuosas aos lugares mais exóticos.

Bem, se você pensa assim está tudo bem, você não está errado. Todas essas coisas são boas, eu estaria mentindo se falasse que ter tudo isso é ruim. Vamos ser francos aqui, dinheiro ajuda sim a resolver certas coisas. Vivemos em um mundo capitalista, não da para colocar uma melancia na cabeça e fingir que estamos em outro planeta.  Então, se esse é seu ideal de sucesso siga em frente, faça o melhor que você puder.

Vivemos em uma sociedade que tem uma definição vaga de sucesso: Uma pessoa bem sucedida é definida pelo que ela tem e não pelo que ela é. Somos condicionados a pensar assim desde crianças. Os exemplos de sucesso que nos mostram são homens e mulheres que fizeram fama, se esforçaram e hoje tem grandes patrimônios, grandes empresas, grandes profissões. E bem, esse é sim um exemplo de sucesso, e somos sábios se procuramos aprender com os erros e acertos de algumas dessas pessoas como exemplos para algo que formos fazer na vida.

Mas a questão é: se você escolheu se espelhar nesses exemplos, e definir isso como uma vida de sucesso, não julgue aqueles que fizeram escolhas diferentes das suas. Não se sinta melhor do que ninguém. Não sinta, mesmo que às vezes inconscientemente, que sua escolha de vida é a correta e a melhor, que seu sucesso será muito mais grandioso.

Quero simplesmente te lembrar de algo: O sucesso é relativo, a definição de sucesso é individual e diferente para cada pessoa. E isso tem que ser respeitado.  Para algumas pessoas o sucesso é simplesmente ter tido uma vida plena, cheia de aventuras. Não tendo muito mais sendo grande em experiências.  Alguns se consideram extremamente sortudos por trabalhar com aquilo que amam todos os dias, mesmo que esse trabalho seja extremamente rudimentar aos olhos de outros. O sucesso para alguns é conseguir viver de forma mais simples, em algum lugar perto da natureza, tendo pouco em bens mas tendo a oportunidade de ver cada nascer e por do sol.

O sucesso é uma definição pessoal. É aquilo que vai te fazer sorrir quando você estiver dando seus últimos suspiros, que vai te fazer pensar: “Eu vivi da forma que escolhi viver.” É aquela sensação de estar bem consigo mesmo, e com as escolhas que você fez. É difícil ter outras definições de sucesso além da que nos é imposta todos os dias, nadar contra o pensamento da sociedade cansa. E muitas vezes nos pegamos querendo desistir, achando que talvez estejamos realmente errados em pensar algo diferente. Principalmente quando as maiores pressões não estão no exterior, mas são feitas por aqueles que mais amamos.

Mas é ai que devemos lembrar: você só tem uma vida para ser vivida. No fim de tudo será você, e apenas você, a responsável por ela. Pense um pouco sobre o que te fará sentir como uma pessoa cheia de êxito, o que te fará pensar que valeu a pena cada momento da sua existência. Então lute pelo que você define como o verdadeiro sucesso, independente do que os outros vão falar. Lute pela forma de viver em que acredita, mesmo que ela seja diferente de todos os que estão ao seu redor.

 

Explore mais!

Share:

3 comments

  1. Florence Martiz 27 novembro, 2017 at 19:54 Responder

    “A definição de sucesso é individual.” Amei esse texto! Muita verdade! Dá vontade de “esfregar” ele na cara de algumas pessoas que se acham melhores que as outras! kkkk

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *