DestaqueFica a Dica!Planejamento

O guia de como escolher hospedagem em qualquer lugar do mundo

Dicas para achar uma boa acomodação seja onde for

A hospedagem é um dos maiores pesos no orçamento do viajante, e muitas vezes não da para aproveitarmos o Couchsurfing ou trocarmos trabalho voluntário por hospedagem. Então, vem a duvida de como gastar pouco mas ficar de uma maneira confortável. Aqui vão algumas dicas de como escolher uma boa hospedagem, e fazer o melhor com o seu dinheiro, escolhendo o melhor custo beneficio. Para mim, tanto hostel, como hotel, ou qualquer espécie de hospedagem, tem que ter três coisas essenciais: Boa localização, segurança e limpeza.

  • Boa localização

A boa localização é necessária porque economizamos um tempão e muito dinheiro em locomoção. Quanto mais próximo de onde você quiser ir menos dinheiro de metro, táxi, ônibus… Seja lá o que você quiser pegar. E muitas vezes dá pra ir a pé para os principais pontos turísticos, o que facilita muito. Os bairros bem localizados também contam com uma infraestrutura turística melhor, assim são mais opções de hospedagem, mercados, padarias, lojas e etc.

  • Segurança

Uma boa localização normalmente já trás segurança, mas dependendo da cidade em que você estiver ficar muito próximo das atrações principais pode não ser o mais indicado nesse quesito. Isso ocorre principalmente em cidades grandes, onde as principais atrações ficam no centro ou em bairros totalmente comerciais. Ou seja, durante o dia é uma maravilha, cheio de gente pelas ruas, lojas por todo lado, mas a noite se torna deserto. Todo o comercio fecha, e sair a pé para passear, comer alguma coisa ou ir a algum lugar pode se tornar algo bem medonho, principalmente se você está sozinho.

Então os melhores bairros para se hospedar são aqueles de fácil locomoção, com uma localização próxima dos pontos turísticos, ou com facilidade para pegar o transporte coletivo. E que onde há restaurantes, cafés, mercados, lojas… Que fiquem abertos depois do horário comercial para atender os turistas. Ai sim dá para passear nas ruas à noite sem nenhuma preocupação.

  • Limpeza

A limpeza é um fator extremamente importante a se considerar. Tem coisa mais chata do que chegar de uma viagem querendo tomar um banho relaxante e descansar, e então notar que o banheiro está cheio de lodo, o lençol não foi trocado e as paredes tem um cheiro terrível de mofo? Digo isso porque já aconteceu comigo, e acredite o local não era lá dos mais baratos.

Ficar em um lugar onde a limpeza esteja em falta pode ser uma grande dor de cabeça.  Ninguém quer voltar de uma viagem maravilhosa com uma renite alérgica por causa do cheiro de mofo, ou um fungo entre os dedos por conta da sujeira no banheiro. Por isso sempre é bom ler a avaliação de outros viajantes sobre o local, principalmente a avaliação sobre o que eles menos gostaram ao se hospedar. Dá para ter uma boa noção de como o lugar é em relação a limpeza.

Outros pontos a se considerar:

  • Café da manhã

Sobre o café da manha deve ser considerado o seguinte: qual seria o valor do seu café da manhã se você não fosse comer no hotel? Dá pra termos uma noção do valor aproximado, levando em conta o preço da comida no país para o qual está indo.

Assim, comparamos o preço de hospedagem com ou sem café da manhã. Há lugares em que a diferença de valor é muito grande, em outros, bem pequena. Se você costuma comer muito nessa refeição vale a pena pagar uma hospedagem que inclua o café da manhã. Porque, provavelmente o valor que você pagaria para comer em outro lugar, ou comprar as coisas para fazer, seria maior. E mesmo que você não coma muito, com certeza vale o conforto que você terá de achar tudo pronto.

Mas se a diferença de preço entre a hospedagem com ou sem breakfast é muito grande, e a comida do país não é cara, com certeza vale a pena pagar a hospedagem sem a refeição e comer em outro lugar. Principalmente se você come pouco, ou tem restrições alimentares.

  • Bar, boate, ou restaurante dentro do local

Há muitos locais que tem bar, restaurante ou boate a disposição dos hospedes ou o público em geral. Se o espaço for separado da área dos quartos, tudo bem. Porém a maioria fica muito próximo da área de quartos. Se você curte uma noite mais badalada, ou a facilidade de comer no próprio lugar em que está hospedado, esses locais são ideais. Mas, se você prefere uma boa noite de sono, sem muito barulho para atrapalhar, então é bom verificar e não se hospedar em lugares assim.

  • Horário de check in(entrada) e check out(saída)

Essa dica pode parecer boba, mas consultar o horário de entrada e saída do local é extremamente importante. Principalmente para aqueles viajantes que fazem muitas mudanças de países ou cidades em uma mesma viagem, com horários de avião ou ônibus definidos. Já aconteceu comigo, chegar de madrugada em uma cidade e o horário de check in ser só ao meio dia. E outras vezes do check out ser ás 13:00h e meu ônibus só sair ás 23:00h.

Muitas vezes tem como enviar uma mensagem ao local pedindo o check in mais cedo, ou o check out mais tarde. Algumas vezes não te cobram nada pelas horas a mais, outras vezes é cobrado uma taxa. Em casos do check out, algumas vezes é cobrado outra diária, mesmo que o atraso para sair tenha sido somente de pouco tempo.

Há locais que permitem que deixemos as bagagens guardadas, para pegarmos depois. Há outros que não permitem isso. Se sua viagem inclui muitas paradas e diversas hospedagens, sempre envie um email para o local antes de fechar negocio. Ou você pode ficar como eu quando estava em Arequipa, no Peru, passeando pela cidade com uma mochila super pesada nas costas. Pois o hotel não aceitava guardar a bagagem, e eu havia chegado 7 horas antes do check in. E como ia ficar só um dia na cidade, não era muito pratico gastar as preciosas horas de passeio procurando outro local pra hospedar.

  • Outras comodidades

Aqui entram as comodidades que cada um considera importante para si. Há coisas que são necessárias para alguns, e para outros é somente um custo a mais no orçamento. Cozinha, área de lazer, televisão, computador, banheiro privado, estacionamento, lavanderia, aquecedor, ar condicionado, frigobar… Qualquer coisa da qual você goste, e que considere importante, deve ser considerada. Pois é importante estar hospedado em um lugar em que você se sinta bem e confortável, afinal, isso é uma parte muito importante de uma viagem!

 

Explore mais!

Share:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *